Se você tem direito a um precatório, provavelmente já ouviu falar da famosa ordem de prioridade para receber a quantia total. Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre a fila de pagamento de precatórios, desde seu funcionamento até os prazos envolvidos, e como é organizada a ordem de pagamento.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos
ToggleAfinal, como funciona a fila de pagamento de precatórios?
A fila de pagamento de precatórios é uma lista organizada pelos entes públicos (União, estados, municípios) para quitar as dívidas judiciais reconhecidas pela Justiça.
Dessa forma, dependendo do tipo de precatório, ele é inserido em uma fila, obedecendo regras específicas para sua quitação e tendo uma ordem de prioridade.
Sendo assim, esses dois são os principais:
- Precatórios alimentares: relacionados a pensões, salários, aposentadorias e outros benefícios com caráter alimentar.
- Precatórios comuns: são aqueles decorrentes de indenizações, desapropriações ou outras dívidas que não possuem natureza alimentar.
Qual a ordem de pagamento?
A ordem da fila de pagamento de precatórios segue regras definidas pela Constituição e pela legislação vigente. A fila é organizada principalmente com base no ano de emissão do registro, além da sua natureza (alimentar ou comum), como comentado acima.
Dentro dessa estrutura, há uma hierarquia de prioridades:
- Prioridade para idosos, pessoas com deficiência ou portadores de doenças graves (superpreferencial): a Constituição garante que pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e aquelas que têm doenças graves, como câncer ou HIV, têm preferência na fila. Eles podem receber seu precatório de forma mais rápida, independentemente do valor. No entanto, essa prioridade se aplica apenas a uma parte do montante (até o limite de 180 salários mínimos, no âmbito federal), sendo que o restante do valor segue o cronograma normal de pagamento.
- Ordem cronológica: para os precatórios que não têm prioridade, a regra é seguir a ordem cronológica de apresentação. Assim, precatórios inscritos em anos anteriores têm preferência sobre os emitidos mais recentemente.
- Precatórios alimentares: dentro da fila geral, os precatórios alimentares têm prioridade em relação aos precatórios comuns, mesmo que tenham sido inscritos no mesmo ano.
Vale destacar que a ordem também pode variar conforme o ente público (federal, estadual ou municipal).
Quanto tempo o governo demora para pagar os precatórios?
O tempo que o governo demora para pagar os precatórios pode variar bastante, dependendo de vários fatores, o que prejudica no andamento da fila de pagamento de precatórios. Entre eles: o seu tipo, o ente público devedor e a disponibilidade orçamentária. Veja abaixo como funciona o sistema:
Federal
Os precatórios apresentados no período de 03 de abril de um ano até 02 de abril do ano seguinte serão pagos até o final do ano subsequente. Tão logo a Secretaria do Tesouro Nacional libere o cronograma de desembolso financeiro.
Vale destacar que houve mudança no prazo desde 2022. Isso porque o § 5º do art. 100 da Constituição teve sua redação alterada pela Emenda Constitucional 114/2021. O marco temporal, previsto no § 5º do art. 100 da Constituição, foi alterado de 1º de julho para 2 de abril, mas tal mudança, nos termos do art. 8º da Emenda Constitucional 114/2021, só entrou em vigor a partir de 2022.
E nem poderia ser diferente, pois a mudança operada não poderia alcançar os precatórios já inscritos até então.
Porém, mesmo com essa previsão, o prazo pode ser estendido se houver restrições orçamentárias, como ocorreu em 2022.
Estados e municípios
Nos estados e municípios, a situação pode ser mais complicada, diante do orçamento mais enxuto.Nesses casos, os pagamentos podem se arrastar por anos, e a fila pode ser longa, especialmente para os precatórios comuns.
Conheça a Mydas
Quando se trata de antecipação de precatórios, a escolha de uma empresa confiável é essencial para garantir segurança e tranquilidade durante todo o processo, dessa forma você não precisa esperar anos na Fila de pagamento de precatórios.
Sendo assim, a Mydas Precatórios, com anos de experiência no mercado, se destaca como uma opção sólida e transparente para aqueles que desejam antecipar seus créditos.
Nossa sede está localizada em Salvador. Ainda assim, a Mydas atende clientes em todo o Brasil, com um foco especial no atendimento às necessidades do mercado nordestino.
Se você quer conhecer mais sobre, entre em contato com a nossa equipe, será um prazer poder nos apresentar melhor e apresentar soluções para você!