Se você possui um precatório, já pensou na possibilidade de antecipar o recebimento do seu crédito? Isso é possível pois existem empresas que compram precatório, mas nem todos os beneficiários sabem como esse processo ocorre. Se você é uma dessas pessoas, este artigo é para você. Continue a leitura para entender como essas empresas funcionam!
Aqui você encontrará os seguintes tópicos
ToggleO precatório
Antes de compreender como é realizada a venda e compra de precatórios, nada mais justo do que entender exatamente sobre o que ele se trata. Basicamente, o precatório é o reconhecimento de uma dívida que a Fazenda Pública tem a pagar a um beneficiário, que pode ser pessoa física ou jurídica.
Essa dívida é resultado de um processo judicial contra o poder público federal, estadual ou municipal, que foi condenado a pagar um valor, no caso do federal, superior a 60 salários mínimos. Esse valor é recebido a longo prazo, obedecendo uma ordem de prioridade definida pelo governo federal.
Já nas esferas estaduais e municipais, essa definição é feita sempre de acordo com a legislação local. Mas, os pagamentos são sempre inferiores a 60 salários.
Saiba mais: Precatório: o que é, como funciona e como receber?
O que são empresas que compram precatórios?
De modo diferente ao que ocorre com a Requisição de Pequeno Valor, que possui um prazo já estabelecido para pagamento, o precatório não possui prazo definido para tal. Assim, existe uma lista de prioridade a ser seguida, e que pode ser influenciada por diversos fatores.
Algumas pessoas não querem ou não podem esperar por esse tempo, principalmente se estiverem com dívidas a pagar. Então, aguardar o pagamento ou não depende de suas necessidades. Por isso, é possível antecipar o recebimento desse crédito, negociando-o com uma empresa.
Caso tenha dúvidas se a venda de precatório é benéfica para você, leia mais: Vale a pena vender precatório? Veja a resposta aqui!
As empresas que compram precatório podem ser empresas de consultoria ou investimento , fundos de investimentos e até corretoras, por exemplo. Todas elas devem obedecer às diretrizes da legislação, por isso atente-se se elas serão cumpridas durante o processo de negociação.
Atenção: como a espera para receber o precatório costuma ser alta, infelizmente tornou-se comum a aplicação do golpe do precatório. Por meio dele, o golpista assume o personagem de advogado ou servidor público e garante que consegue liberar o pagamento do precatório antes do prazo.
Geralmente, eles exigem o pagamento de uma quantia prévia para que o valor seja liberado para o credor. Não acredite nisso, pois nenhum depósito prévio é exigido pelos entes públicos! Na verdade, o valor é depositado diretamente na conta do beneficiário ou levantado na agência bancária.
Por isso, se quiser antecipar o recebimento do seu crédito, apenas o faça por meio da venda legal do precatório.
Como funciona a venda de precatório
Se você é proprietário de um precatório e não deseja aguardar o prazo de pagamento do governo, é possível vendê-lo para empresas que investem nesse negócio. A venda de precatórios está prevista na Constituição Federal e pode abranger o valor total ou parcial do crédito.
Para realizar a venda, seu processo deve estar apto à negociação, que será estabelecida de acordo com a possível data de recebimento do crédito. Uma vez disponível após conferência da empresa interessada, você recebe uma proposta de compra e deve analisá-la atenciosamente, para garantir que é um negócio vantajoso para você.
Em seguida, é possível agendar a assinatura do contrato de cessão de crédito, que deve ser apresentado ao juiz responsável pela causa. Nesta hipótese, o dinheiro referente à negociação é depositado por meio de transferência bancária na conta do credor.
Lembre-se que todo esse processo segue diretrizes legais, por isso é importante que sua execução esteja adequada à lei. Para que você realize a venda com uma empresa de segurança, acesse nosso artigo: Como escolher a empresa para vender precatório.
Quanto pagam por um precatório?
Não podemos informar de forma precisa o valor a ser pago por um precatório. Isso ocorre pois esse valor varia de acordo com as etapas do processo de negociação e outras variáveis que envolvem o título, como o tempo de espera de pagamento.
Mas uma informação é certeira: haverá uma redução em relação ao valor original do título, já que uma antecipação do pagamento será realizada. Isso é chamado de deságio.
Por isso, escolha uma empresa que siga corretamente todos os estágios do processo e esteja adequada às suas preferências, para que o processo seja bem sucedido.
Conheça a Mydas Precatórios
Agora que você já sabe como funcionam as empresas que compram precatório, que tal realizar a sua venda de forma segura? Se esse for o seu desejo, a Mydas pode te ajudar.
Somos uma empresa especializada na negociação da cessão de precatórios e antecipação dos valores a receber pelo titular do crédito. Aqui, trabalhamos com transparência e segurança durante toda a negociação.
Contamos com uma equipe qualificada e atuação em todo o território nacional para te atender de forma personalizada. Se quiser descobrir a melhor forma de atender às suas necessidades, entre em contato conosco e receba nossa proposta!
Não deixe também de acessar o nosso blog para acompanhar notícias e conteúdos atualizados sobre precatórios.